A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma abordagem científica que busca analisar, compreender e modificar comportamentos, sendo utilizada em contextos e com públicos diversos, porém amplamente indicada para a intervenção de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Contando com robustas evidências científicas, o objetivo da intervenção em ABA consiste em aplicar os princípios da ciência da Análise do Comportamento para aprimorar comportamentos socialmente relevantes, desenvolver autonomia, independência e socialização, visando melhorar a qualidade de vida e produzir mudanças significativas. Tudo isso é realizado através de protocolos de avaliação e um Plano de Intervenção Comportamental (PIC) totalmente personalizado e individualizado, que leva em consideração as vivências, rotina e particularidade de cada paciente.

No Centro de Atendimento Multidisciplinar Especializado (CEAME), a aplicação da ABA envolve observação cuidadosa e estratégias personalizadas, adaptadas conforme as necessidades do paciente, valorizando uma intervenção humana e respeitosa.